Co.LaborARQ – arquitetura colaborativa no Vale do Paraíba
Já pensou em participar de um time de profissionais estimulados a transformar espaços ociosos da cidade dando a eles um novo significado, além de adquirir novas experiências e conhecer um pessoal jovem e competente? Então está na hora de você conhecer o Co.laborARQ!
Cerca de 85% das pessoas já reformaram ou construíram sem ajuda de um arquiteto. A profissão ainda é vista como acessível apenas para a elite e muitas pessoas não entendem o que fazemos, nem como podemos transformar os espaços.
Numa dessas conversas sobre como a arquitetura vem sendo aplicada na região – de maneira padronizada, pouco abrangente e para uma parte restrita da população -, surgiu a iniciativa dos arquitetos Giovanni Dias, Fernanda Menezes e Renata Menezes: resgatar o verdadeiro papel do arquiteto na sociedade com a intenção de “juntar pessoas com características e experiências de vida diferentes para juntos devolverem para as comunidades, ambientes que estão sem uso e abandonados”.
Arquitetos têm um grande poder de conseguir transformar ambientes, e transformando ambientes transformamos as comunidades, e transformando as comunidades, podemos transformar o indivíduo (…) Achamos que podemos atingir pessoas que muitas vezes acreditam que não tem acesso ao trabalho de um arquiteto. Pensamos que encontrar lugares que estão abandonados, transformá-los junto com as comunidades e assim levar nosso trabalho pra mais perto dessas pessoas poderia ser algo que fizesse a diferença.
Com essa vontade de abranger o conceito da arquitetura no cenário atual, eles decidiram criar o Co.laborARQ como uma forma de unir profissionais interessados em potencializar todas as possibilidades dos ambientes e criar espaços que valorizasse mais as relações e valores humanos. O nome veio da intenção de que todos pudessem colaborar igualmente, pois normalmente mesmo que muitas pessoas trabalhem duro num projeto, o nome de algum profissional acaba sobressaindo mais do que os outros.
Trabalhávamos em um escritório de arquitetura bem conceituado da cidade e recebíamos muitos currículos. Vemos como muitos arquitetos recém-formados e estudantes tem dificuldade de ingressar no mercado. Até mesmo estágio voluntário é complicado de encontrar. Por isso pensamos: “existem muitos lugares precisando de transformação, existem muitos profissionais disponíveis querendo trabalhar, vamos começar a juntar ambientes que precisam ser revitalizados com profissionais que querem trabalhar.”
O Co.laborARQ é um grupo aberto e descentralizado, ou seja, você entra quando quiser e as decisões são sempre tomadas em grupo. A primeira ação foi a revitalização de parte do Luso Brasileiro arrendado pela Associação Joseense de Tênis Amador (AJTA) que promove projetos sociais com a periferia de São José dos Campos, como campeonatos e aulas para crianças. O espaço estava muito danificado e precisava de reformas para poder ser utilizado pela Associação.
Foi feito um formulário para que voluntários se inscrevessem e a partir daí foram realizadas reuniões semanalmente. Com pouco mais de 1 mês, o grupo já contava com quase 100 inscritos e 51 pessoas participando ativamente de alguma maneira.
O próximo passo é conseguir formatar melhor nossos processos. Queremos aplicar metodologias ágeis na implementação das ações, para conseguirmos mais eficiência nas revitalizações e vermos a transformação acontecendo. E aplicar durante as reuniões técnicas de criatividade para solução de problemas. Temos feito alguns cursos na área de criatividade, lean start-up, UX design e estudando nossos processos de projeto, e queremos colocar essas técnicas em prática durante as reuniões. (…) Outra coisa que estamos focados também é fazer encontros de discussão, palestras e workshops. Queremos nos melhorar como profissionais, melhorar o mercado de trabalho e acreditamos que isso possa ajudar bastante também!
Com o projeto, os fundadores esperam melhorar o mercado de trabalho, as relações pessoais e acabar com os espaços abandonados. “Queremos ver cada cantinho do planeta sendo utilizado por pessoas.”
O Estúdio Amaravati tem muito orgulho de dizer que fazemos parte desse projeto incrível. Ficou interessado em participar? Basta acreditar no nosso propósito, se sintonizar no que acreditamos e queira ajudar tanto transformando espaços, quanto ajudando a formatar esse novo jeito de trabalhar.
Se quiser conhecer mais e ver as novas ações que estão acontecendo, acesse a página do instagram do Co.laborARQ.