7 dicas fáceis para você levar uma vida mais sustentável
Temperaturas e nível do mar subindo, espécies entrando em extinção, queimadas, secas em diversas partes do mundo, muita chuva em outras partes. Não dá mais para negar: o aquecimento global existe e isso afeta diretamente as nossas vidas. O futuro do planeta e de outras gerações está nas nossas mãos. A pergunta é: qual ancestral você quer ser?
Os Governos devem agir para estabelecer um desenvolvimento econômico sustentável, mas nós como cidadãos também temos a obrigação de repensar o nosso cotidiano. Se cada indivíduo rever algumas atitudes simples do dia a dia, teremos uma mudança significativa.
Você concorda com isso, mas não sabe muito bem por onde começar? Não tem problema. Criamos uma lista com 7 dicas simples para você conseguir levar uma vida mais sustentável. Mas é importante lembrar: muitas mudanças de hábitos levam um certo tempo para se adaptar. Não desanime, continue tentando se tornar uma rotina para você e para sua família (:
1. Utilize Ecobag nas suas compras.
Sacolas plásticas levam centenas de anos para se reintegrar no meio ambiente. Além disso, elas podem entupir canais provocando inundações e asfixiar animais marinhos. As sacolas ecológicas, que são feitas de produtos reciclados ou produtos que poderão ser reciclados, carregam em média 15Kg, ou seja, 8 sacolas de supermercado de uma vez.
2. Substitua!
O simples ato de substituir alguns objetos do cotidiano podem fazer muita diferença para o meio ambiente. Três exemplos são: copos descartáveis, canudos plásticos e escovas de dentes.
Por quê? Copos descartáveis levam entre 200 e 400 anos para se decompor e sua produção utiliza 3 vezes mais água que uma simples limpeza de uma caneca ou copo reutilizável. Os canudos plásticos estão entre os 10 materiais mais encontrados em praias e oceanos. Já existem muitas opções para a substituição, como canudos de silicone, metal e bambu. Outra opção é simplesmente não utilizar canudos, beba diretamente do copo (:
Já as escovas de dentes comuns demoram cerca de 500 anos pra se decompor. No mercado já existem diversas escovas biodegradáveis, como as de bambu, que ainda podem ser plantadas quando acabarem sua vida útil.
3. Separe o lixo orgânico do lixo reciclável e realize compostagem em casa.
Produzimos cerca de 600 gramas de lixo orgânico por dia e 57% do volume total de resíduos descartados são matérias orgânicas. Essa atitude simples de separar os lixos ajuda a aliviar aterros sanitários e lixõese a reduzir a emissão de gases de contribuem para o efeito estufa. Com sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes, você pode criar uma composteira na sua casa, há diversos tutoriais na internet que ensinam o passo a passo. Além de ajudar o meio ambiente, você ainda cria adubo fértil. Além disso, há estudos que demonstram que o contato com o húmus funciona como antidepressivo e diminui alergias.
4. Reduza o consumo e priorize a compra de produtos cuja marca se importe com o meio ambiente.
Aqui o legal é aplicar o método Marie Kondo pra tudo e se perguntar o que realmente te traz felicidade. Doe ou venda coisas que você não usa, compre apenas o que você precisa. Muitos produtos utilizam matérias primas que demoram muito para se decompor, muitas vezes usam componentes de origem animal, gastam muita água para sua produção, isso sem falar na poluição atmosférica pela emissão de gases poluentes para seu transporte.
A dica é: compre pouco! Mas se precisar comprar, compre produtos veganos, sem origem animal, sem componentes
químicos nocivos ao meio ambiente e pesquise marcas que têm programas de conscientização e reciclagem. Não esqueça de reparar nas embalagens utilizadas também! Em relação aos alimentos, prefira os mais naturais e vindos de lugares próximos, como pequenas fazendas. Quanto menor a distância, menos agrotóxicos utilizados nos alimentos e menos emissão de gases poluentes na atmosfera!
Tome cuidado com produtos greenwashing – estratégia de marketing utilizada para adaptar produtos a um visual mais sustentável, mas sem efetuar mudanças efetivas na produção. Fique atento às informações dos produtos!
5. Transporte público e caronas
Opte por transporte público sempre que possível! Se não for o caso, priorize as caronas solidárias. Outra opção também é a bicicleta, que além de tudo ainda faz bem para sua saúde 😉
6. Economize água e energia
Clichê, porém, real! Um banho mais rápido, desligar a torneira ao escovar os dentes, desligar aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados, apagar as luzes de cômodos vazios… coisas simples como essas podem fazer uma diferença absurda para o planeta e para o seu bolso! Ah! Não esquece de olhar o selo de eficiência energética dos aparelhos. Prefira sempre as categorias A e B, pois são mais eficientes.
7. Recicle!
Último, porém não menos importante. Recicle a maior quantidade de produtos que você puder! Papel, metal, plástico e vidro são mais simples de ser reciclados, mas existem outros materiais que poluem muito quando descartados de maneira incorreta, mas são muito difíceis de encontrar um ponto de reciclagem. Por isso, pra finalizar, reunimos alguns resíduos de difícil reciclabilidade e como você pode descartá-los:
Remédios vencidos ou blisters e caixa vazias: são itens muito importantes a serem descartados corretamente! Normalmente, farmácias fazem a coleta desses itens. Procure saber nas farmácias próximas de você quais fazem essas coletas e depois compartilhe essa informação com seus amigos.
Óleo de cozinha: Se descartados na pia, podem entupir os canos da sua casa e atrair animais como ratos, insetos e baratas. Além disso, um litro de óleo de cozinha contamina de uma única vez um milhão de litros de água. A maneira correta de descartá-lo é reciclando! Ele pode ser utilizado para fazer sabão caseiro e existem muitas receitas na internet. Se você não quiser fazer, procure na sua cidade alguém que faça ou que compre para fazer sabão ou outros produtos. Óleo na pia nunca mais!
Roupas e embalagens de produtos de beleza e perfumaria: roupas que chegaram no fim de sua vida útil não podem ser descartadas no lixo comum. Algumas lojas promovem a logística reversa, onde você pode levar roupas, embalagens e frascos de perfumaria e beleza para o descarte correto. Algumas lojas com esse programa são a C&A e a Renner. A Narooma, através do Ciclo N, também é uma opção: você pode enviar pra eles roupas usadas e eles doam as peças que podem ser doadas e descartam corretamente aquelas que não podem mais serem reaproveitadas. Já para produtos de beleza, como xampus, perfumes e cremes também podem ser descartados através do programa de reciclagem do O Boticário.
Cartuchos de impressora: muitas empresas fabricantes já possuem seu programa de reciclagem desses produtos, como a HP, Epson e Samsung.
Eletrônicos: Celulares, baterias, fios etc… não sabe o que fazer com eles? Muitas marcas também têm seu programa de descarte desses produtos. Procure no site do fabricante algum ponto próximo de você que colete esses produtos para dar seu devido fim, sem poluir o meio ambiente.
Uma dica para reciclar papéis, jornais e revistas e ainda fazer uma boa ação é doar para o projeto Papel Bom pra Cachorro, de Curitiba. Auxilia na castração, vacinas e desverminação de cães e gatos. Você pode entrar em contato com eles no Instagram.
O site da Terracycle é um lugar ótimo para encontrar maneiras de descarte consciente de resíduos com difícil reciclabilidade. De acordo com o site “A TerraCycle oferece um amplo portfólio de programas de coleta e reciclagem patrocinados por empresas conscientes, com o objetivo de viabilizar a coleta e o descarte ambientalmente correto de resíduos.” Lá você pode encontrar como descartar esponjas de cozinha, instrumentos de escrita e cápsulas de café (esse é muito importante descartar de maneira correta!!!). Mas vale lembrar que o Terracycle costuma aceitar apenas grandes quantidades, então vale a pena reunir amigos e familiares para enviar tudo juntinho, né?!
Outro app incrível é o Molécoola. Você pode levar os recicláveis (limpos!) nas lojas indicadas no app e trocar por pontos, serviços, produtos ou descontos!
Gostou? Bora começar a colocar em prática? Mais uma dica: compartilhe com amigos e familiares e incentive ainda mais pessoas a lutarem por essa causa. O meio ambiente agradece!
Se tiver interesse em ajudar ainda mais, produzindo um design sustentável para sua loja ou sua casa, estamos à disposição para orçamento. Conta com a gente!