Projeto em container: um guia básico
A alvenaria convencional está ficando para trás e opções de técnicas construtivas mais rápidas, mais baratas e mais sustentáveis estão cada vez maior. Uma opção de estrutura pré fabricada que pode ser (re)utilizada como habitação são os containers. Preparamos um mini guia para você avaliar se um projeto em container é a técnica construtiva perfeita pra você.
Introdução
Pensando em suprir a necessidade de transportar mercadorias de um lugar para o outro da maneira mais rápida e segura foram desenvolvidos os containers. O material dessa estrutura é o aço corten, que é extremamente resistente, leve e duradouro.
O ciclo de vida de um container para uso no mercado náutico é, em média, 8 anos. Entretanto, essas estruturas podem durar até 100 anos! Não faz sentido descartar para sempre uma matéria prima valiosa e que pode ser reutilizada na construção civil, não só como canteiros de obras, mas como habitação, lojas, restaurantes, etc.
Existem diversos tipos de containers, dentre os mais encontrados estão os modelos Dry Standart, Dry High Cube e Container Reefer.
Dry Standart e High Cube são os que melhor se adaptam a escala de uma casa e por isso são os mais utilizados.. O Container Reefer também tem um bom tamanho, mas se trata de um modelo refrigerado, e embora ele seja o único que tenha isolamento térmico, seu material, em caso de incêndio, pode liberar toxinas nocivas à saúde.
Tanto os modelos Dry Standart e Dry High Cube tem duas opções de tamanho: 20 pés (aprox. 2,44m x 6,06m) e 40 pés (aprox. 2,44m x 12,03m). O que difere um do outro é apenas a altura. No primeiro, a altura total é em média 2,59m, no segundo é de 2,89m, mais próximo do pé direito que normalmente temos nos edifícios.
Benefícios do projeto em container
Construções pré fabricadas em si já têm muitas vantagens em relação às construções de alvenaria comum. Os projetos em containers têm ainda mais.
- Sustentabilidade: Os containers são descartados na natureza após cumprir sua vida útil marítima de 8 anos. Entretanto, sua estrutura pode ser usada como habitação. Além disso, poupamos recursos naturais do planeta, já que existe pouca ou nenhuma demanda de tijolos, cimento e água para construir as habitações.
- Tempo de obra: projetos em container ficam prontos em metade do tempo de uma construção de alvenaria comum, por se tratar de uma estrutura que precisa de poucos reparos e acréscimos.
- Custo: geralmente, o custo de uma obra em container pode ficar 20% menor que um projeto de alvenaria. Entretanto, esses valores podem mudar dependendo do projeto arquitetônico e os materiais especificados. Já que quase todos os containers vêm da China e são negociados em dólar, a cotação da moeda também pode influenciar. Entretanto, o custo médio de uma construção em container de alto padrão gira em torno de R$2.600,00 o metro quadrado (2021).
- Compacto: perfeito para amantes do minimalismo e da tiny house, nos projetos em container normalmente só cabem aquilo que realmente é necessário. Ótima oportunidade para aprender a viver com menos, e, consequentemente, poupar mais dinheiro. Mais momentos, menos coisas.
- Resistente: como falado anteriormente, os containers são estruturas que podem durar por até 100 anos, e o aço corten é um tipo de aço que resiste muito mais a corrosão atmosférica do que os outros, pela necessidade de ficar em contato com a maresia durante sua função como transportador de mercadorias.
Dicas
- Antes de sair comprando um container para viver como um nômade, é importante verificar a legislação dos municípios, para ver se você pode transitar com sua casa por aí.
- Já se você for utilizar o container para construir sua lanchonete, por exemplo, é importante lembrar que a vigilância sanitária obriga que todas as construções tenham pé direito igual ou maior que 3 metros. Nesse caso, é necessário criar uma estrutura e aumentar a altura interna do container, como fizemos nesse projeto de um centro de alimentação em Limeira;
- Não compre containers baratos demais e sem registro, pois podem ser provenientes de roubo de carga e provavelmente não passaram pelo processo de descontaminação;
- Os containers precisam ter isolamento termoacústico, pois sua estrutura sozinha não é capaz de isolar o calor e o som;
- Projetos maiores e com conceito aberto requerem mais recortes na estrutura, consequentemente, será preciso um reforço estrutural. Prefira projetos compactos e economize com reforços estruturais desnecessários, já que o próprio aço corten quando pouco recortado é bastante resistente, e pode inclusive ser empilhado para criar outros pavimentos;
- Tente aproveitar o piso existente do container, que é um compensado naval, um tipo de madeira muito boa e resistente;
- O teto do container já tem uma inclinação mínima, que evita empoçamento de água. Mas é possível criar um novo telhado por cima, para evitar o calor excessivo ou reduzir o barulho da chuva;
- É preciso um estudo para saber se o container consegue chegar até o local da obra.
- Sempre contrate um arquiteto para desenvolver o projeto de arquitetura e uma equipe especializada para a obra.
Gostou dessa publicação? Conheça nossos projetos ou peça seu orçamento por aqui.