O que é design biofílico e quais seus benefícios?
Quando falamos em design biofílico ou biofilia, estamos falando de um campo de estudos que analisa a conexão das pessoas com a natureza. Sabemos o quanto a arquitetura e design de interiores podem impactar positivamente ou negativamente nas nossas vidas, e a biofilia é uma das técnicas utilizadas pra trazer maior bem estar para os usuários. Mas o que exatamente são essas técnicas de design biofílico?
A maioria das pessoas têm preferência por ambientes mais naturais do que não naturais. Baseado nisso, o design biofílico promove técnicas que buscam estimular o ser humano ao reencontro com suas funções biológicas naturais, que estão totalmente ligadas às forças da natureza. Envolver os ambientes que vivemos e trabalhamos em contato com plantas, água, cores que remetam a natureza, entre outros, traz diversos benefícios para a nossa vida.
Os benefícios da biofilia são muitos: ficamos menos doentes, menos ansiosos, menos agressivos. Também melhora a interação social, ficamos mais concentrados, mais produtivos e mais criativos. Tente se imaginar num escritório com pouca iluminação natural e todo cinza. Tenho certeza que de imediato você já sente um pouco de desconforto e tristeza. Agora, imagine o contrário: você trabalha num escritório onde há algumas plantas por perto, bem iluminado pelo sol e com uma vista incrível de um parque. Outro humor, né? Por isso, o estudo da biofilia acredita que precisamos reduzir os níveis de estresse pra melhorar nosso bem estar. As paisagens naturais têm um efeito muito mais positivo nesse bem estar que as paisagens urbanas.
Basicamente é sobre isso que o design biofílico trata: buscar maior bem estar para as pessoas apenas considerando fatores das nossas necessidades biológicas e de design. Mas se você ainda não acredita que essas técnicas podem gerar resultados reais, vou te trazer algumas informações do Human Spaces: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace, um relatório onde foram publicados diversos resultados importantes sobre biofilia no ambiente de trabalho.
Uma das mais importantes descobertas do relatório é o fato de que cerca de um terço dos entrevistados disseram que o design de um escritório afetaria sua decisão de trabalhar nele. Outro dado interessante é que 47% dos escritórios não tinham iluminação natural, 58% não tinham plantas e 11% não tinham sequer janelas, enquanto em outra parte da pesquisa, cerca de 44% dos funcionários colocaram iluminação natural como o número 1 do top 5 de elementos naturais desejados no ambiente de trabalho. Ou seja, pra uma empresa que quer manter o nível de bem estar e produtividade dos funcionários, seria ideal olhar para esses dados e considerar uma reforma biofílica nos ambientes.
Ainda de acordo com essa análise, a percepção de bem-estar e criatividade podem aumentar até 15% quando os ambientes de trabalho incorporam elementos naturais, principalmente a iluminação natural. A utilização de áreas verdes, fontes de água e cores como azul, verde e amarelo estão muito ligados com níveis de produtividade.
Importante lembrar que podemos utilizar esses resultados e as técnicas de biofilia não somente para repensar nossos ambientes de trabalho, mas também para repensar nossos lares. Estar perto da natureza com maior frequência nos faz relembrar que somos parte dela, e que precisamos cuidar desse planeta que vivemos pois nós somos completamente dependentes dele para sobreviver.