Afinal, o que é um LOFT?
Todos nós sabemos que o estilo loft está na moda, mas você sabe o que é um loft e onde ele surgiu?
O conceito surgiu em Nova York durante a década de 50, quando muitos artistas procuravam espaços amplos para criarem ateliês e produzirem suas artes. Nessa época, haviam muitos edifícios industriais (galpões, armazéns, fábricas) abandonados pela cidade, já que a fase industrial de Nova York havia terminado. Logo, era possível encontrar esses edifícios a um preço baixo e numa ótima localização, normalmente no centro.
A partir daí os artistas começaram a utilizar os lofts como seus ateliês e em seguida começaram também a morar nesses espaços, os transformando em casas-oficinas, um novo estilo de vida contemporâneo que unia vida privada e o trabalho em um único local.
Os lofts são caracterizados pela arquitetura industrial do século XIX, com espaços amplos sem muitas divisórias, pé direito alto, tubulações aparentes e mezanino. Essa tipologia oferecia grande liberdade aos artistas.
A apropriação de espaços industriais como moradia e trabalho durante o século XX pode ser vista como uma maneira de recuperação de espaços urbanos abandonados, visto que se reutiliza o espaço abandonado e gera novas funções ao patrimônio industrial.
Atualmente, os lofts são bastante valorizados e os moradores que procuram por espaços como esses são pessoas descontraídas, que gostam de um estilo moderno, confortável e fora do padrão de uma residência comum.
De certa maneira, os antigos lofts podem ser vistos como uma maneira sustentável de reaproveitar espaços que não tinham mais utilidades dentro da cidade. Uma inspiração e tanto. Que tal olhar pra sua cidade e ver os edifícios abandonados que existem e pensar numa nova forma de utilização pra ele?