Projeto de reforma de um apartamento de 70m² que mistura harmoniosamente referências brasileiras, sustentáveis e modernas.
Para dar ao apartamento uma sensação melhor de amplitude, resolvemos criar um único ambiente com ainda menos divisões que já havia antes. Derrubamos a parede que dividia o espaço social do dormitório (que tem um estilo boho e vintage, com cama de estrutura metálica e uma cômoda rústica) e colocamos uma divisória de vidro com portas camarão dupla. Para ocupar menos espaço, colocamos uma porta deslizante no banheiro da suíte, que é bem minimalista.
O banheiro social também sofreu alterações e se tornou apenas lavabo. Como o apartamento é para uma única pessoa, não fazia sentido um segundo banheiro completo, ocupando uma área que poderia ser utilizada para outras funções, já que o apartamento não é muito grande.
Com a remoção do banheiro social e transformando-o num lavabo, aproveitamos as instalações hidráulicas existentes na parede para criarmos o ponto forte do projeto: uma lavanderia embutida com porta deslizante de trilho. Dessa maneira, ela não ocupa espaço nem fica aparente quando houver visitas. No interior dela, há luzes de led nas prateleiras e uma bancada de Neolith que reveste parte da parede.
Utilizamos uma parede inteira para projetar uma cozinha completa e colocamos a mesa de jantar próximo a bancada para servir de apoio. Ao lado, temos uma espaço de leitura com uma prateleira simples e uma poltrona aconchegante. Do lado de fora, reformamos a sacada de maneira muito convidativa e colocamos plantas em jardins verticais em ambos os lados e ocultando os “cantos” criados provenientes dos pilares do prédio.
O estilo jovem e moderno do apartamento é a consequência da escolha de uma paleta de cores pastéis que combina perfeitamente com o papel de parede da sala e a liberdade para ousar criativamente em cada detalhe do projeto, a fim de torná-lo mais funcional e único.
O projeto conta com diversas escolhas sustentáveis como a pastilha utilizada na cozinha da Revesti Revestimentos Ecológicos, feita a partir de PET reciclada, o papel de parede líquido do dormitório e o revestimento do lavabo da Santa Luzia, que foi utilizado de forma criativa juntamente com o espelho em duas das quatro paredes do ambiente e que criou um design muito interessante. Os eletrodomésticos também foram pensados de acordo com a sua eficiência energética (todos A) e foi utilizada muita madeira certificada para a composição do mobiliário e muitas plantas para a decoração do apartamento.
Gostou desse projeto? Então te convido a conhecer mais alguns projetos do Estúdio Amaravati clicando aqui.