Meio lote é suficiente sim quando se investe num bom arquiteto! Esse projeto foi desenvolvido num terreno meio lote e não teve nada de ficar mal planejado! A técnica utilizada foi o BTC (Bloco de terra comprimida, o famoso tijolo ecológico) e optamos por deixar ele do jeitinho que ele é naturalmente, sem tintas que possam comprometer a saúde da casa. É importante lembrar que paredes de terra precisam respirar, portanto nunca impermeabilize elas, pois isso pode afetar a estrutura da construção.
A Casa Loft foi toda pensada a partir da orientação solar e criamos um jardim interno a leste pra entrar mais iluminação da manhã e fechamos toda a fachada oeste, pra evitar o sol e o calor da tarde! A piscina também está posicionada pensando na melhor iluminação possível durante o dia e na sacada da suíte, no pavimento superior, colocamos cobogós para diminuir a incidência do sol da tarde lá dentro.
Utilizamos porta de correr na cozinha para integrar os ambientes, fazendo com que a mesa externa possa ser usada para as refeições mesmo em dias de chuva. Além disso, a gente gosta de sol da tarde incidindo na piscina, não dentro do quarto né? Por isso, no andar de cima, escolhemos fazer um fechamento com cobogós, para diminuir a incidência solar dentro da suíte, e, no andar de baixo, posicionamos a piscina num local onde ela recebesse mais desses raios solares. O cobogós tem cor parecida com o tijolo ecológico, a fim de preservar essa estética mais pura e industrial. Pra finalizar, muitas plantinhas compõem o jardim ao lado da piscina, do jeito que a gente gosta! Simples, mas super moderno!
Você pode encontrar mais sobre a Casa Loft lá no nosso instagram também!
Gostou desse projeto? Então te convido a conhecer mais alguns projetos do Estúdio Amaravati clicando aqui.