Projeto em taipa de pilão desenvolvido para o concurso Hammed Earth House, produzido pela Revista Outsider, da Eslovênia.
Elementary house foi inspirada nas características arquitetônicas comuns das casas vizinhas, para criar um ambiente homogêneo e familiar. Está situada entre árvores, com a vista principal a sul, de forma a criar uma maior ligação entre os hóspedes e a natureza, além de isolar o edifício da estrada do lado norte.
CARACTERÍSTICAS BIOCLIMÁTICAS
O projeto foi desenvolvido por meio de estudos bioclimáticos, como orientação geográfica e ventilação natural. Não há aberturas nos lados norte e oeste da casa (exceto a porta de entrada) para evitar ventos frios do sul durante o inverno e a incidência dos raios ultravioleta vespertinos no lado oeste durante o verão. O lado sul, ao contrário, possui muitas aberturas, para facilitar a entrada de iluminação e ventilação naturais, aquecendo bem no inverno e facilitando a troca de ar no verão, refrescando o ambiente. O lado leste também possui uma abertura para ajudar na troca de ar e aumentar a iluminação natural durante a manhã.
PLANTA E LAYOUT
A área útil do projeto é de 28,30m², oferecendo as seguintes salas:
• Cozinha com mesa 2 lugares, geladeira, bancada com pia e fogão a lenha tradicional – também moldado em taipa;
• Sala com lareira, TV, sofá 2 lugares e estante embutida na parede para decoração;
• Quarto com cama de casal, cômoda, máquina de lavar/secar com aparador; e
• Banheiro com pia, chuveiro, vaso sanitário e banheira
O layout é perpendicular, dividido em área social (cozinha e sala) e área privativa (quarto e banheiro). Não há portas dentro da casa e as poucas paredes internas existentes foram aproveitadas no projeto. A primeira, para criar uma lareira no centro do edifício, que aquece a zona social e privada. E o segundo, aproveitado para criar um jardim de 1,65m², que auxilia na ventilação, aquecimento e resfriamento, além de uma estética interessante. O piso da moradia é em madeira e as esquadrias são vidro duplo e madeira.
TELHADO
Na planta da cobertura, a sugestão é utilizar telhas termoacústicas. Há também um belo detalhe com ripas de madeira impermeabilizadas na área do jardim, que desce até o deck. Painéis solares virados a sul garantem a energia do edifício.
CORTES E VISTAS
A casa está suspensa em um deck de 94,44m², com apenas 48m² visíveis e utilizáveis. Ajuda o ar frio a passar direto por baixo da casa.
A moradia tem uma altura confortável, com teto de estrutura em madeira aparente. Existe uma pequena caixa d’água no banheiro, onde foi criada uma estrutura para o seu armazenamento.
TAIPA DE PILÃO
A taipa é uma alternativa sustentável, não tóxica, abundante e durável. Além disso, possui uma beleza natural, excelente isolamento termoacústico e resistência ao fogo. Sua única desvantagem é a fragilidade à umidade, mas esse problema pode ser resolvido com uma parede de 15cm (ou maior) construída em concreto, forrada com madeira, para proteger a taipa da chuva.
DETALHES
Uma prateleira embutida na parede de taipa está disponível para adicionar decoração e tornar o edifício mais aconchegante. Também serve para adicionar objetos pessoais durante a estadia dos hóspedes.
A lareira foi colocada propositadamente no centro da casa, para aquecer tanto a zona social como a zona privada.
Fogão e bancada a lenha: Para criar uma estética uniforme e levando a técnica para além das paredes, o projeto também utiliza taipa no fogão a lenha – construído da maneira tradicional – e na bancada da cozinha.
Gostou desse projeto? Então te convido a conhecer mais alguns projetos do Estúdio Amaravati clicando aqui.