Estudo de um projeto comercial no município de Limeira. O terreno tem aproximadamente 700m², é bastante estreito e tem um longo comprimento. A ideia veio pela falta de coisas pra fazer durante os finais de semana na cidade, e a inspiração do cliente veio a partir de alguns locais existentes na Europa, onde as pessoas vão para comer e assistir futebol/filmes numa tela de projeção. Esses locais contam com containers, onde são produzidos e vendidos os alimentos.
Por isso, alguns dos requisitos do projeto eram: containers, um espaço com pergolado para alimentação, um playground que não fosse comum, uma área pra assistir futebol, ser pet friendly e muito verde!
Com base nesses requisitos, entregamos uma proposta que foi aprovada de primeira. Desenvolvemos um espaço muito diferente do que costumamos ver no Brasil, que pode sediar eventos da cidade e se tornar um ponto de encontro de várias idades.
Para vencer a topografia em aclive, criamos algumas rampas centrais (com inclinação correta de acordo com a norma de acessibilidade). Logo na fachada temos uma inovação: ela é toda desenvolvida em pallets reutilizados, Entrando, temos paredes verdes com neon, um ótimo local para ficar conversando e tirando fotos.
Subindo a primeira rampa, temos a área de alimentação, que se divide em alguns containers com várias mesas com cadeiras coloridas e ombrelones, passando por um pergolado todo iluminado e chegando em outros containers com mais mesas.
Subindo a segunda e última rampa, temos uma área de alimentação em pergolado, também com um lindo jardim vertical, um dos requisitos de projeto. Ao lado, temos um playground diferente: piscina de bolinha com parede de escalada e balanços de madeira e corda.
Passando pelos banheiros, temos a área de projeção, onde o público poderá assistir jogos e filmes numa tela enorme. Essa tela é coberta por um pergolado de madeira e palha. Para finalizar, subimos uma escada que nos leva à área dos funcionários e entrada de carga/descarga, onde temos uma sala de administração/depósito e vestiários feminino e masculino.
A iluminação do projeto se dá por arandelas, pendentes de vime e varal de luzes. O piso é na maior parte intertravado, mas na área de alimentação, optamos por deck. As cores escolhidas para o projeto são preto, cinza (com o cimento queimado em algumas paredes), vários tons de verde , branco e alguns pontos de rosa. As cores da madeira compõe uma paleta muito natural e jovem.
Por falar em natural, a vegetação não está apenas nas paredes verdes. Temos canteiros na fachada e na área de alimentação, além de vasos de plantas espalhados por todos os lados. Também colocamos telas metálicas em algumas paredes, onde plantaremos trepadeiras.
A arquitetura bioclimática foi a primeira premissa de projeto, seguido por utilização de materiais de baixo custo e de descarte. É um projeto que pretende unir pessoas de diferentes personalidades e idades, trazer um enriquecimento cultural para o município.
Gostou desse projeto? Então te convido a conhecer mais alguns projetos do Estúdio Amaravati clicando aqui.